segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

COM A PALAVRA...


Com a palavra o senhor Newton Dri, porto alegrense de 47 anos, atual Presidente do Bordô FC. Palestrante motivacional, consultor organizacional na área de gestão, especialista em gestão e marketing esportivo e professor dos cursos de pós graduação em Gestão Esportiva da Faculdade Sogipa de Educação Física.

Como Coordenador master da Superliga, começamos esta série de matérias pró SL2012. Tendo o intuito de informar aos apreciadores de nosso campeonato sobre as equipes, as histórias e as pessoas que fazem da Superliga a melhor competição da região.

SL2012 - Você foi o criador, junto ao Cléber Grabauska, da Superliga. O que motivou tal idéia?
DRI - Para facilitar a marcação de jogos para o ano seguinte, definindo um grupo de equipes com perfil semelhante, que valorizavam a amizade, o companherismo e o fair play, que pudessem jogar o ano inteiro. Então pensamos em premiar a melhor delas com um troféu. Daí para a criação do regulamento e a formatação da 1ª edição um passo pequeno. A 1ª edição foi um sucesso entre as 12 equipes participantes e entre as demais equipes da várzea gaúcha. O que veio depois foi consequencia da vontade e motivação de todos em fazer a competição cada vez melhor. O sucesso foi tanto que para a 2ª edição tivemos que acomodar as 24 equipes, e algumas ainda ficaram de fora.

SL2012 - Qual era o objetivo principal deste certame?
DRI - Jogar contra equipes com perfis semelhantes, estreitando vínculos de amizade.

SL2012 - Após três anos, você ainda vê este objetivos sendo alcançados?
DRI - Sem duvida. Fiz muitas amizades com pessoas de equipes que há três anos atrás eu não conhecia, e vejo que isso está acontecendo com muita gente que participa da competição.

SL2012 - Qual foi tua maior satisfação nestes anos de Superliga, como idealizador?
DRI - Ver esses objetivos alcançados, e cada vez mais gente os praticando. Assistir uma final como a do ano passado, entre duas excelentes equipes, num nível técnico excelente, disputando cada bola com muita garra e disposição, mas percebendo que em todos os momentos o respeito, a amizade e o companheirismo estavam presentes. Confraternização entre as pessoas antes e depois do jogo. E muito respeito durante o jogo. Isso numa reta final de campeonato é raro, mas nas 3 finais que tivemos, isso aconteceu. Outra coisa que me dá muita satisfação é o lado social da SL, que implantamos no ano passado. Junto com companheiros de outras equipes, estive nas duas entregas de alimentos que fizemos em instituições de assintência social. E a sensação de poder ajudar quem precisa é indescritível. Isso me faz muito bem.

SL2012 - Considera a SL um campeonato de dificil disputa, por apresentar 3 diferentes campeões? Por quê?
DRI - É muito difícil sim. O nível técnico está muito alto. Neste quesito não perdemos pra nenhum outro campeonato. O Jovem Master, por exemplo, que foi o campeão de 2011, faria excelente papel em qualquer campeonato de várzea, de qualquer liga. E é um campeonato que não se ganha na marra, na violência, na pressão. Ou se ganha na bola ou não se ganha. Não há outra opção. Equipes que apelaram e não se comportaram adequadamente ficaram pra trás e foram excluídas da competição.

SL2012 - Nestes três anos, qual foi a partida, que você assistiu, que ficou gravada em sua memória?
DRI - A partida mais emocionante para mim foi na 1ª edição, em 2009, quartas-de-final entre Chineiro e Bordô. O Chineiro fez uma campanha excelente na 1ª fase e se classificou em 1º. O Bordô foi mal na 1ª fase e entrou em 8º, pela combinação de resultados. O Chineiro estava jogando muita bola. O goleador Fabiano e outros em plena forma e jogando muito. O Bordô com sua tradicional equipe, com média de idade muito superior a do Chineiro. Na véspera do jogo, o pai do Marco, nosso melhor zagueiro, faleceu, e isso abalou todo o grupo. Além do abalo psicológico, o Marco e o André (primos) estariam fora do jogo. O enterro seria exatamente no final do jogo. Jogamos pela 1ª vez num 3-5-2 para tentar conter o excelente meio e ataque do Chineiro. Saímos perdendo de 2 a 0 e estivemos atrás no placar o jogo todo. Aos 32 do 2º tempo diminuímos para 4 a 3 e enfrentamos uma pressão quase insuportável do Chineiro, mas ao 43 empatamos em 4 a 4 e levamos o jogo para os pênaltis. Nos pênaltis, nossa experiência falou mais alto e vencemos por 5 a 4. Após o jogo, todo o grupo foi para o cemitério acompanhar o enterro do pai do Marco. Foi um sábado emocionante. Mas poderia destacar também a final de 2009, entre Santo Antonio e UFA, onde o Santo Antonio venceu de virada, na chuva, após sair perdendo de 2 a 0. A final de 2011 entre Jovem Master e Time de FC foi excelente também. As semi-finais de 2010 foram ótimas (Humaitá 1 x 0 Marabá e TFC 3 x 0 Bahia).

SL2012 - Deixo este espaço para você direcionar algumas palavras para os comepetidores de 2012:
DRI - A SL 2012 estará bastante renovada. Teremos 14 equipes, sendo quatro delas estreantes e uma retornando (Humaitá). Esperamos que os princípios da competição (amizade, companheirismo, espírito esportivo e fair play) sejam seguidos por todos e que possamos ter uma edição excelente, que traga orgulho para todos os seus participantes. Desejo a todos uma boa competição, que vença o melhor e que ao final do ano estejamos comemorando as novas amizades que fizemos.

15 comentários:

  1. VAMOOO SUPERLIGAAAAA...

    VAMOOO TIMEEEEE.....

    ResponderExcluir
  2. Dri simplesmente é um mané. Vá plantar batatas!

    ResponderExcluir
  3. Dri é mimado, infantil e rancoroso, o político fala em espírito esportivo, mas não sabe perder. É picareta desde os tempos da Sogipa!

    ResponderExcluir
  4. ENTREVISTA BUROCRATICA. POR QUE NÃO FALOU QUE TIROU O UFA POR CAUSA DE SADDAN QUE NÃO GOSTA DO NOSSO TIME?

    ResponderExcluir
  5. Olha que eu saiba o UFA saiu porque os jogadores deles são todos brigões e só sabem querer ganhar na pressão...egraçado que depois que sairam da Superliga os machões nunca mais jogaram um campeonato, ta aí uma pergunta que não quer calar...fuiiiiiii

    ResponderExcluir
  6. Meu presidente,não dá bola para estes "CORNETEIROS"recalcados,estão loucos para entrar na liga e foram excluídos.
    Mas vai ser uma bela competição,como foi nos outros anos.
    Espero que vença o melhor,com todos os méritos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia newton dri desejo que o senhor morra hoje!

    ResponderExcluir
  8. será que o chineiro também não vai mais jogar nenhum tipo de campeonato???
    perguntinha que não quer calar, pois são da mesma laia do ufa...brigões..machões....

    ResponderExcluir
  9. Sou amigo do Dri, pena que ele tem novos amigos e me excluiu do seu time, estes novos amigos devem ser muito legais pro Dri até pagar para eles jogarem!

    ResponderExcluir
  10. COMO SE O UFA JÁ NÃO EXISTISSE MUITO ANTES DA SUPERLIGA.

    ResponderExcluir
  11. dri!!

    quando é que vao fazer materia apresentando os times e seus principais jogadores para a superliga12.. fica o abrço

    ResponderExcluir
  12. Fora DRIcardo Teixeira!

    ResponderExcluir
  13. Cara to apavorado com os comentários... nunca vi o Dri ser esse cara aí que pintam... que loucura!!!

    Deve ser gente que foi excluída... só pode...

    ResponderExcluir